sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Conheça alguns peixes que sobrevivem em aquários sem bomba de oxigenação

ENTRE OS peixes que possuem o órgão chamado labirinto 
estão o beta, colisa, tricogaster, paraíso e o beijador. Espécies que 
sobrevivem em aquários sem precisar de oxigenação constante
FOTOS: Jack Zalcman

por FERNANDA MARTINI,
fernanda@drd.com.br

GOVERNADOR VALADARES — Criar peixes como um 'bichinho de estimação' é uma prática prazerosa. Muitas pessoas escolhem os peixes por propiciarem um ambiente sereno e tranquilo. Observar a beleza desses animais dentro do aquário é relaxante e estimulante. Mas embora pareça fácil, a criação de espécies de peixe como o beta, colisa, tricogaster, paraíso e o beijador, que não necessitam da utilização da bomba de oxigenação dentro do aquário para a sobrevivência, exige muito cuidado e atenção.

Para que a qualidade de vida do peixe seja preservada, a proprietária de uma loja especializada em aquarismo, Teresa Chang recomenda a troca da água do aquário pelo menos uma vez na semana; não alimentar excessivamente o peixe; procurar deixar o aquário longe de poluição sonora; medir o PH da água; manter o equilíbrio do aquário utilizando a água da torneira junto com o anticloro, ou água mineral; e não bater no vidro do aquário.

"Pode-se trocar a água toda do aquário, contanto que se observe a questão da temperatura da água. Ao lavar o aquário utilizar água da torneira com anticloro, ou a água mineral. Cuidado com relação a hora que se coloca o peixe, pois a água tem que estar na mesma temperatura que a água retirada, caso não esteja pode ocorrer um choque térmico. É necessário também medir o PH da água. A própria água mineral tem na embalagem o nível de PH. A ração tem que ser colocada aos poucos, pois o excesso além de afetar a água, pode levar o peixe a morte. Outra recomendação é não bater no vidro, porque isso estressa o peixe. Por isso é bom manter o aquário longe de poluição sonora, como aparelhos eletrodomésticos", aconselha Chang.

Embora alguns vendedores afirmem que o beta, colisa, tricogaster, paraíso e o beijador não precisem de oxigenação — por possuírem um órgão chamado labirinto, que permite retirar o oxigênio da atmosfera —, Chang ressalta que ao colocar em um único aquário mais peixes é necessário a utilização da bomba de oxigenação. "Essas espécies não têm necessidade de utilizar a bomba de oxigenação, mas quando colocados em um aquário maior, com mais peixes, pode ser utilizado", afirma, ressaltando que quando o peixe estiver muito parado, pode colocá-lo um pouquinho ao sol. A especialista alerta, ainda, que o peixe não pode ficar em aquários com menos de um litro de água porque dificulta a sobrevivência.

Confira a lista de alguns peixes que não precisam de oxigenação constante e podem ser encontrados nas lojas especializadas em Valadares 

BETA 

Segundo Teresa Chang, o beta deve ser criado em um aquário sozinho ou com fêmeas da mesma espécie, pois é um peixe de briga, luta por território. "Esta agressividade pode ser notada, principalmente, entre machos da espécie. Mas, por outro lado, as fêmeas já podem ficar juntas", disse Chang, enfatizando que é um dos peixes mais vendidos em Valadares devido a sua beleza. O beta é um peixe originário do Sudeste Asiático (Indochina).  


TRICOGASTER

Já o tricogaster é uma espécie pacífica e tímida, principalmente, quando vive em espaços pequenos. Muitas vezes, por este motivo, pode perder a vontade de comer. É um peixe de água doce, que possui labirinto, um órgão que o faz respirar ar atmosférico. Por isso precisa de menos oxigênio. O sexo dos peixes é definido pela sua barbatana dorsal. Se a mesma for pontiaguda, o tricogaster será macho. Caso a nadadeira seja lisa e plana, o peixe é fêmea. Os machos da espécie costumam ser maiores e ter cores mais vibrantes.

COLISA

É um peixe tranquilo e muito resistente. Pode ser colocado mais de um no mesmo aquário. Destacam-se por sua coloração. São peixes que assim como os betas, respiram ar atmosférico necessitando, assim, de menos oxigênio. Os machos se diferenciam das fêmeas por sua coloração e pela nadadeira anal.



PEIXE BEIJADOR 

Originário da Tailândia, Java, Bornéu, Sumatra e Península Malaia, o peixe beijador é pacífico, porém, agressivo com os da sua mesma espécie. Não são recomendados em aquários comunitários. Essa espécie tem o hábito de "beijar" os companheiros — quando na verdade eles estão brigando — sendo por isso chamado de peixe beijador. Os machos são ligeiramente maiores e a fêmea tem um perfil ventral convexo.


PEIXE DO PARAÍSO

É um peixe agressivo, gosta de águas paradas; os machos apresentam uma coloração mais viva que as fêmeas. Apresentam vários tipos de coloração: azul, amarelo, vermelho e laranja. São caracterizados por possuírem um órgão respiratório semelhante a um pulmão, designado por órgão labirinto, que lhes permite respirar ar. São originários do Leste Asiático.




21 comentários:

  1. Muito bom, esclarecedor!

    ResponderExcluir
  2. daora, bom artigo
    www.rawrflash.com

    ResponderExcluir
  3. é normal um peixe betta macho ser meloso, a ponto de não querer brigar com outro macho?eu tenho 2 machos e 1 fêmea, coloquei ele e a fêmea juntos e nem um dos dois brigaram um com outro, embora a fêmea ameaçou

    OBS:o betta macho é branco, porém ficou preto no corpo, isso tem algo a ver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo, ele demonstrou submissão ao outro macho. Nessa espécie de peixes existe uma espécie de regra de domínio como acontece com os lobos.

      Excluir
  4. Adorei as explicações,e é a primeira vez q estou criando peixes betta..
    Estou apaixonada a cada dia...

    ResponderExcluir
  5. oi tenho uma duvida tenho um aquario 120lts queria saber se posso botar betta,colisa,paraiso,beijador,tricogaster juntos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não o betta é muito agressivo

      Excluir
    2. Pode colocar fêmeas Betas junto com outras espécies eu crio uma dúzia delas misturado.

      Excluir
  6. Adoro peixes, ja tive o beta, espada e o kingio (japones), gostaria de uma ajudinha. A bomba é algo necessario? tenho um aquario com 11 peixes, espada, e 6 piabas. Eles vivem muito bem em meu aquario sem bomba, e troco a agua de 15 em 15 dias. Mas todos que olham, dizem que é preciso colocar a bomba. Mas até agora (ja tem uns 7 meses) eles estão saudaveis, se alimentando e não estão buscando oxigenio na superficie da agua. Pois o aquario é bem grande, e fica em um local bem arejado. É necessário que eu me preocupe de comprar essa bomba? E o peixe colisa, vive bem com outras especies? Desde ja obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Quero dar os parabéns ao autor deste artigo, e indicar o Peixe Betta Saudável - Manual Completo que ensina a como aumentar a vida do seu peixe beta até o dobro do tempo com mais saúde e energia.

    ResponderExcluir
  8. Posso colocar outros peixes com o peixe beta macho ? E precisa de bombinha

    ResponderExcluir
  9. Posso colocar outros peixes com o peixe beta macho ? E precisa de bombinha

    ResponderExcluir
  10. Tenho dois peixes colisa, um macho e outro femea, gostaria de saber quais ouros peixes posso acrescentar no mesmo aquario que nao precise de bomba.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Tenho o colisa e o net tá queria o peixe do Paraíso mais n encontro onde moro :(

    ResponderExcluir